Entre os mortos estão o menino artin Richard, de 8 anos, a gerente de restaurante Krystle Campbell, de 29 anos, e a estudante chinesa Lingzi Lu. |
'Um pouco mais do mesmo' - foi isso o que disse ao amigo Marlon Mendes, a quem dedico esta resenha...
O FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO EM 04 ATOS...
01 DOIS FANÁTICOS MUÇULMANOS COLOCAM BOMBAS EM UMA MARATONA 'CIVIL', AO INVÉS DE FOCAR O SEU ÓDIO DOENTIO - INJUSTIFICADO - EM QUESTÕES RELIGIOSAS OU MILITARES, ELES ESCOLHERAM MATAR PESSOAS INOCENTES QUE PARTICIPAVAM DE UMA CORRIDA...
02 OS 'SUSPEITOS', NA FUGA, PROMOVEM EXPLOSÕES DE ARTEFATOS CASEIROS, REAGEM COM ARMAMENTO PESADO, E MATAM UM POLICIAL, EM UM CENÁRIO DE GUERRA... E ISSO PORQUE SÃO APENAS 'SUSPEITOS'...
03 A MÃE DOS AGRESSORES, QUE JÁ FOI PRESA POR FURTO EM UM PAÍS QUE ABRIGOU A FAMÍLIA REFUGIADA DA CHECHÊNIA, ALEGA QUE OS SEUS FILHOS SÃO '100% INOCENTES'...
04 O PAI ALEGA QUE TUDO NÃO PASSA DE UMA 'ARMADILHA' CONTRA OS SEUS FILHOS INOCENTES, E DECLARA QUE UM DELES É UM 'ANJO', SENDO O MAIS VELHO UM FERVOROSO MUÇULMANO, MAS SEGUNDO ELE INCAPAZ DE QUALQUER ATO DESTA NATUREZA...
O termo 'fundamentalismo' foi usado pela primeira vez pelos protestante americanos no início do século XX, quando se auto-denominaram "fundamentalistas", ou aqueles que vivem dentro do fundamento de da doutrina cristã... Todo fundamentalismo obedece à um padrão, conforme bem observaram Martin E. Marty e R. Scott Appleby na magistral obra 'Projeto Fundamentalista'... O fundamentalismo nasce como uma resposta 'moderna' - paradoxalmente -, contra a inescapável adesão ao secularismo, em função dos indiscutíveis progressos científicos, em detrimento da adesão cega aos diversos fundamento religiosos... O fundamentalismo surge do desespero e do medo, da ansiedade e desejos comuns àqueles que estão incapacitados a confrontar mudanças, e o processo natural e evolutivo de cada cultura...
Os nossos antepassados confundiam a historiografia com a com a mitologia, e seus livros sagrados de certa forma cumpriam a função estabelecer um Leviatã - ou big brother -, capaz de submeter à todos, pelo medo, e na falta de outros instrumentos coercivos... O estado passou a organizar-se mais e mais, e o Leviatã foi sendo substituído por forças tangíveis, institucionalizadas, e os livros sagrados foram sendo substituídos por códigos de leis, com critérios revisados em modernizados... Um parte da humanidade não consegue conviver tão facilmente com tais mudanças, e sentem-se vulneráveis ao campo aberto da competição e da meritocracia, procurando subsistir em seus feudos monásticos, utilizando a 'nova arma' do terrorismo fundamentalista...
O mais engraçado em tudo, é que o secularismo e o progresso científico vieram para ficar e não existe volta atrás, sendo que o 'fundamentalismo' precisa conviver com o progresso científico e o faz de maneira distorcida e flagrantemente incoerente... Em viagem ao Irã, e em debates com fundamentalistas, e na certeza de que a minha vida - pelo menos em princípio - não corria perigo, fiz as seguintes indagações:
- Você refutam o progresso, refutam o capitalismo, refutam a América e seus conceitos, mas a existência de bem de consumo e serviços como computadores, celulares e carros, derivam diretamente de tal realidade, da realidade americana... Como convivem com isso, usando as roupas de sues antepassados, repetindo o que eles disseram, mas colocando o kebab no microondas, e utilizando a TV para os seus cultos religiosos - e os satélites americanos??? Usando o celular para marcar uma audiência com o Mullah, para discutir um texto do Corão, escrito a mais de 1.000 anos - por pessoas iletradas que passavam fome no deserto, e que você traz em seu i-Pad??? E o trajeto será percorrido em seu carro Chevrolet, ou através de um voo à Teerã em um Boeing??? Mas ainda assim existe o pastoreio de cabras, na forma primitiva, com roupas primitivas, enquanto o 'pastor' avisa à patroa por SMS que se prepare para o Ramezan...
É interessando notar como os amish e os quackers estagnaram no tempo, social e culturalmente, crivando o fim de sua 'evolução' para o anos de 1621... quando o primeiro thanksgiving - ou agradecimento pela colheita - foi protagonizado... Desta forma, os amish progrediram até este ano, os avanços tecnológicos como roupas, carroças, utensílios mecânicos, cessam dogmaticamente em 1621, ou seja, eles vieram progredindo, suas roupas foram 'tecnologicamente' incrementada desde - por exemplo - os tempos bíblicos, e seus estado evolutivo, em termos culturais pode ser considerado avançado em relação aos séculos pregressos, mas decidiram 'parar', estagnar, em termos de progresso tecnológico, social e cultural no século XVII... Por quê??? A resistência à mudança é enorme nesta sociedade doentia, que protagoniza uma sofrível condição para as mulheres... Além do incesto - pelo estupro continuado e impune -, os 'gentis' amishes são polígamos e não querem ver mudanças no horizonte de submissão aos quais os mais fracos estão submetidos pelos mais fortes... Esta é a essência do tribalismo dogmático, que resiste em muitas partes do mundo...
Carlos Sherman
| E vamos aos fatos... |
SEXTA, 19/04/2013
Atentado na Maratona de Boston deixou três mortos e 176 feridos
Durante à caçada aos terroristas, um policial foi morto dentro do campus do MIT.
A explosão de duas bombas durante a tradicional Maratona de Boston na segunda-feira (15/04) matou três pessoas e deixou 176 feridos. Entre os mortos estão o menino artin Richard, de 8 anos, a gerente de restaurante Krystle Campbell, de 29 anos, e a estudante chinesa Lingzi Lu.
A primeira explosão aconteceu perto da linha de chegada. Segundos depois, a cerca de cem metros, outra bomba foi detonada. Os artefatos eram panelas de pressão recheadas de pólvora e estilhaços de metais cortantes.
Na quinta-feira, o FBI divulgou fotos e vídeos de dois suspeitos de cometer o atentado da Maratona de Boston. As imagens mostram dois homens carregando mochilas escuras. Um deles foi visto deixando uma mala no local da explosão. Eles foram identificados como os irmãos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev. Tamerlan, de 26 anos, foi morto pela polícia nesta sexta-feira. Dzhokhar, de 19, foi preso depois de um longo cerco na cidade de Watertown. Eles são tchetchenos e viviam legalmente nos Estados Unidos.
Durante a busca pelos responsáveis pelas bombas, a cidade de Boston foi colocada em alerta máximo. As escolas e o comércio estão fechados e o transporte público foi suspenso. Os moradores foram impedidos de sair de casa. As autoridades acreditam que os irmãos Tsarnaev mataram a tiros o policial Sean Collier no campus do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT.
Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/internacional/2013/04/19/ATENTADO-NA-MARATONA-DE-BOSTON-DEIXOU-TRES-MORTOS-E-176-FERIDOS.htm#ixzz2RCxmfJd5
•
Suspeito de atentados em Boston começa a responder às perguntas
O suspeito das explosões em Boston, Dzhokhar Tsarnaev, hospitalizado em estado grave, recuperou a consciência e começou a responder por escrito às perguntas dos investigadores na noite de domingo, informaram as autoridades, em meio às dúvidas que giram em torno da situação jurídica do jovem de origem chechena.
O FBI, por sua vez, se encontra sob o foco das críticas pela falta de vigilância sobre a radicalização do irmão mais velho de Dzhokhar, Tamerlan, que, segundo uma fonte das forças de ordem da república do Daguestão, chegou a chamar repetidas vezes a atenção dos serviços de segurança locais.
O jovem de 19 anos, hospitalizado após uma perseguição que durou 24 horas, é suspeito de ser o autor com seu irmão mais velho, morto em um tiroteio com a polícia, dos dois atentados durante a Maratona de Boston em 15 de abril.
Mas, poucas horas depois de sua prisão, ele não estava em condições de ser interrogado pelos policiais antiterrorismo treinados para interrogar detidos perigosos, indicou à AFP um funcionário da força de ordem.
No entanto, segundo a imprensa americana, ele recuperou a consciência domingo à noite.
O canal NBC News, que citou fontes da investigação federal, informou que, apesar de uma lesão na garganta que o impede de falar, o jovem de 19 anos estava começando a responder as perguntas dos investigadores.
A ABC News afirmou que Tsarnaev estava respondendo "esporadicamente por escrito" e que os investigadores questionam sobre outros membros potenciais de células terroristas ou outros planos de explosões.
O chefe da polícia de Boston, Ed Davis, declarou no domingo à CBS que os irmãos Tsarnaev estavam equipados para cometer outro ataque com "dispositivos explosivos artesanais", incluindo "granadas caseiras que foram lançadas contra a polícia".
De acordo com a CNN, o jovem americano de origem chechena está "entubado e sedado". Já a CBS, citando investigadores, informou que ele foi atingido em dois lugares e havia perdido muito sangue.
Referindo-se a uma lesão no pescoço, os investigadores têm especulado que ele pode ter tentado cometer suicídio, atirando em sua própria boca, segundo o canal.
Dzhokhar Tsarnev é tratado no mesmo hospital que as vítimas do duplo atentado durante a maratona, que deixou três pessoas mortas e cerca de 180 feridos. Continuam hospitalizadas 57 vítimas, incluindo duas em estado grave, segundo a CNN.
Para obter o máximo de informações, em especial para saber se os irmãos Tsarnaev agiram sozinhos ou receberam apoio, os investigadores vão retirar a "exceção da segurança pública" para interrogar Dzhokhar Tsarnaev.
Desta forma, por alguns dias, ele não beneficiará dos chamados direitos de Miranda, que preveem o direito de permanecer em silêncio e de ser assistido por um advogado durante o interrogatório.
Vários senadores republicanos não hesitaram em afirmar que Dzhokhar Tsarnaev, apesar de sua cidadania americana, deve ser designado como um "combatente inimigo".
Este estatuto, comum aos presos de Guantánamo, prevê que uma pessoa pode ser detida indefinidamente sem julgamento ou ser julgado por um tribunal militar.
Enquanto isso, os investigadores se concentram na viagem de seu irmão Tamerlan, de 26 anos, ao Daguestão e à Chechênia, no Cáucaso russo.
Nesta segunda-feira, o pai de dois jovens, Anzor, que vive no Daguestão, defendeu a inocência dos filhos, dizendo em uma entrevista a um jornal russo que Tamerlan só queria voltar a viver com sua família.
"É verdade que Tamerlan tornou-se muito religioso após o casamento e ia à mesquita toda sexta-feira. (...) Mas era um bom muçulmano e não poderia fazer o que ele é acusado de ter feito", declarou Anzor Tsarnaev. No ano passado, "ele viajou apenas para visitar familiares", acrescentou.
As autoridades russas pediram ao FBI em 2012 para investigar Tamerlan, com base "em informações de que ele era um defensor do Islã radical e um fiel fervoroso, e que ele mudou drasticamente em 2010", reconheceu o serviço secreto americano, que por não encontrar pistas incriminadoras relaxou sua vigilância.
Uma fonte das forças de ordem do Daguestão afirmou que Tamerlan Tsarnaev chamou repetidas vezes a atenção dos serviços de segurança dessa república.
"Tamerlan Tsarnaiev permaneceu aqui por cinco meses e 13 dias em 2012", declarou esta fonte dos órgãos de segurança, ligada ao serviço de luta contra o terrorismo.
Durante este período, "esteve pelo menos quatro vezes na mira de nosso serviço", indicou a fonte, que pediu anonimato.
"Nós vigiávamos um outro jovem, que era suspeito de ter ligações com uma comunidade islâmica clandestina, e que foi visto na companhia de Tamerlan. Mas, então, o jovem saiu do campo de visão das forças de segurança e também não vimos mais Tamerlan", precisou.
"Nada foi encontrado que pudesse justificar uma prisão ou acusação", acrescentou a fonte.
O FBI tem sido alvo de críticas por não ter continuado a acompanhar o jovem quando este retornou a Boston em julho de 2012.
"Há muitas perguntas que merecem respostas", declarou o senador Charles Schumer. "Por que ele não foi interrogado em seu retorno? E o que aconteceu na Chechênia para que se tornasse radical?"
Para Lindsay Graham, "o FBI deixou passar" elementos que poderiam alertar sobre sua radicalização. "Ele visitava sites que falam sobre matar americanos (...) claramente emitia ideias radicais, ele visitou regiões de radicalismo" islâmico, listou.
As autoridades russas indicaram no domingo que não encontraram nenhuma ligação entre os irmãos Tsarnaev e a rebelião no Cáucaso.
O comando da rebelião no Daguestão disse, por sua vez, em em um comunicado que os rebeldes caucasianos "não realizam operações militares contra os Estados Unidos da América."
Comentar
0
• • atualizado às 10h49
Boston: mãe de suspeitos foi presa por furtar R$ 3,2 mil em roupas
Crime teria ocorrido na loja Lord & Taylor, no Estado de Massachusetts
A mãe dos dois irmãos chechenos suspeitos de provocar a explosão de duas bombas na maratona de Boston, nos EUA, foi presa no ano passado por supostamente roubar US$ 1,6 mil (cerca de R$ 3,2 mil) em roupas de uma loja de departamento de luxo, de acordo com informações do jornal Daily Mail publicadas na sexta-feira.
Zubeidat Tsarnaeva , 45 anos, foi acusada de dois crimes depois de supostamente ter pegado sem pagar as mercadorias na loja Lord & Taylor, em Natick, no Estado de Massachusetts, em junho de 2012.
A mãe afirmou ainda que seus filhos não foram responsáveis pela explosão e que eles são “100% inocentes”. "Este é um jogo, meu filho nunca iria provocar um ataque terrorista", disse ela. Segundo Zubeidat, a polícia americana “sabia de tudo o que o meu filho estava fazendo, me disse que ele era o líder e que eles tinham medo dele ".
Tamerlan Tsarnaev, 26 anos, e Dzhokhar Tsarnaev, 19 anos, são suspeitos de terem explodido duas bombas ao final da maratona de Boston na última semana. O atentado terrorista deixou três mortos e mais de 170 feridos. Tamerlan Tsarnaev foi morto na sexta-feira em confronto com a polícia americana e Dzhokhar Tsarnaev foi encontrado escondido em um barco guardado em um quintal no distrito de Watertown, perto de Boston. Ele teria sido baleado várias vezes e, depois de ser capturado, foi levado para um hospital local. Os médicos consideram seu estado grave, porém estável.
• • atualizado às 12h04
Boston: pai de suspeitos diz que eles caíram numa armadilha
Anzor Tsarnaev disse ainda ainda que o filho foragido é "um verdadeiro anjo"
O pai dos irmãos Tsarnaev, suspeitos de serem os autores dos ataques de Boston, defendeu a inocência de seus filhos, dizendo que eles caíram em uma "armadilha".
"Em minha opinião, os serviços especiais armaram uma armadilha para os meus filhos porque são muçulmanos fervorosos", declarou Anzor Tsarnaev à agência Interfax, se expressando da capital do Daguestão, Makhatchkala.
"Por que mataram Tamerlan? Eles deveriam tê-lo prendido vivo", acrescentou, fazendo referência a seu filho de 26 anos morto pela polícia nesta madrugada.
"O mais novo esta se escondendo. Estávamos esperando os dois para as férias", declarou, explicando que Djokhar estudava Medicina nos Estados Unidos. "Agora, não sei o que vai acontecer", concluiu.
Em outra entrevista, concedida por telefone à AP, o pai dos suspeitos afirmou que Dzhokhar A. Tsarnaev, 19 anos e que está foragido, é um jovem inteligente e talentoso. "Meu filho é um verdadeiro anjo", afirmou Anzor Tsarnaev. O russo disse ainda que o foragido é estudante do segundo ano de Medicina nos EUA e que é muito inteligente.
Caçada
A polícia americana emprega uma grande caçada a um dos suspeitos de envolvimento nas explosões que deixaram 3 mortos e cerca de 180 feridos durante a Maratona de Boston, na última segunda-feira. A busca pelo foragido está em andamento na região metropolitana de Boston.
A polícia americana emprega uma grande caçada a um dos suspeitos de envolvimento nas explosões que deixaram 3 mortos e cerca de 180 feridos durante a Maratona de Boston, na última segunda-feira. A busca pelo foragido está em andamento na região metropolitana de Boston.
O governador do Estado de Massachusetts, Deval Patrick, concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira em que confimou que a polícia pediu aos moradores de Boston e das cidades próximas Watertown, Cambridge, Waltham, Newton e Belmont que não saiam de casa e abram a porta apenas para a polícia. O transporte público na região foi interrompida, assim como o trânsito de veículos.