O grande Renato A. Ribas Oliva publicou:
"E é isso o que me irrita, essas pessoas “aéreas” que acreditam em dogmas religiosos, mensagens proféticas, baboseiras inventadas ao longo da história humana e por pessoas inescrupulosas, que diziam falar em nome de um “ente” superior. Faziam, e fazem isso, porque sabem que há multidões de pacóvios que acreditam.
Ocorre que esses mesmos que acreditam em “seres especiais, todo-poderosos”, não acreditam com a mesma força na força da água benta. Os “iluminados da mente” sabem que água benta só existe uma, a da testa, o suor, a abençoada água gerada pelos esforços da fé no trabalho.
Claro que não vai haver fim do mundo no próximo dia 21, esse que vem agora, mas a bobagem vai continuar a ser prometida sempre e sempre e como uma data de acerto de contas dos pecadores com a divindade… – Vida, perdoai-lhes, não sabem o que pensam e o que dizem!
Aliás, o fim do mundo é um fato, sim, incontestável, é fato para os que hoje, infelizmente, estão morrendo. Morreu é fim do mundo, ponto e ponto final. O mais é pregação de gente interessada em falar de bicho-papão para adultos que não cresceram, adultos que acreditam em profetas e vinganças divinas. Coitados."
Um amiga do Renato direcionou a reflexão para:
"sempre vai ter pessoas sendo e querendo ser enganadas!"
Comentei:
Muito bom Renato, como sempre... Poliana, as pessoas 'não querem ser enganadas'... Elas são enganadas porque não conseguem fazer melhor do que isso, e em função de sua neurofisiologia - decorrente de sua genética -, potencializada por seu aprendizado - ou pela falta dele... As pessoas tem diferentes níveis de atividade nos lobos temporais, parietais, córtex cingulado e parte anterior dos lobos frontais... E todas estas áreas, entre outras, estão relacionadas à nossa capacidade de discernimento entre ficção e realidade... Temos um hemisfério mais ficcional, de curto prazo, e outro mais lógico, e que mede o risco a longo prazo... A predominância de um hemisfério sobre o outro é 'genética', e não é escolhida nem decidida... o livre-arbítrio é uma falácia, o maniqueísmo também... Somos quem somos sem intencionar sê-lo, mas somos...
Somos humanos, troppo umanos... Finalmente as pessoas aderem primeiro às crenças, e depois buscam razões 'lógicas' para crer, e daí nasce tanta contradição como o Renato A. Ribas Oliva assinala... Não se trata apenas de religião, marxismo, freudismo, 'paulocoelhismo', 'zeitgeist', esoterismos em geral; times de futebol, política, e outros modismos tribais baseados na adesão por simpatia - e crença...
Citando Karl Popper:
"A teologia nasce da falta de fé"
O Renato apreciou o comentário:
Carlos Sherman
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.