Pedro, o homem não é produto inequívoco do meio, e nem principalmente do meio... Tem um pouco da falácia da 'Tábula Rasa' nesta reflexão... A genética é essencial quando o assunto é violência, assim como o grau de 'civilidade' de uma sociedade, no que tange acesso à justiça, ou seja a 'memética'... Todo criminalista sabe que a esmagadora maioria dos homicídios ocorre nas classe mais baixas, mas somente 10% dos homicídios cometidos no mundo tem como motivação a fome, ou o roubo em busca de resultados financeiros, ou ataques de psicóticos... 90% dos homicídios tem suas raízes em 'rixas', carro arranhado, discussão com a namorada, ou discussão entre vizinhos, etc... '90%' - Donald Black... Ou então matanças se dão em função de rixas religiosas... '90%'... Nas classes mais baixas indivíduos que muitas vezes não acreditam na justiça - pública, gratuita -, ou não podem utilizá-la por estarem na clandestinidade, optam pela 'auto-ajuda' ou pela 'auto-justiça'... O fenômeno da violência, realmente falando, é bem distinto da noção popular... E a violência diminuiu a cada dia, vertiginosamente, medida em séculos, caindo cerca de 100 vezes em relação às sociedades anárquicas... A média de mortes por homicídio no mundo gira em torno de 8 por 100 mil - considerando mortos em guerras -, enquanto os esquimós e os boximanos africanos, matam-se à uma taxa três vezes maior, e os Yanomamis e os Jivaros são ainda mais bélicos... A violência decresce quando entendemos que os estratagemas da diplomacia e do recurso legal são menos custosos do que a justiça com as próprias mãos e a violência... Não somos no entanto seres 'violentos' ou 'sanguinários' por natureza, isso é falso... E não somos violentos apenas por que o meio é violento... Uma pessoa que é educada por pais violentos fica mais ou menos violenta??? A correlação para a violência neste caso será grande, mas apenas em filhos 'genéticos'... Se uma pessoa é adotada por uma família violenta, ela não tenderá a ser violenta por isso, ou melhor dizendo, não existirá uma correlação elevada para a violência neste caso... Podemos então dizer que filhos violentos de pais violentos o são, principalmente, em função da genética... Mas uma 'sociedade' ou grupo pode praticar estratagemas violentos quando não confiam em outros meios, ou quando acreditam que não haverá justiça... Este será portanto, o costume deste povo... Finalmente, e deixo o assunto aberto, repito que um fato deve ser notado e anotado, sendo pois inescapável, e com todos os estudos apontando na mesma direção: a violência decresce, e existem padrões bem claros a este respeito - vide 'Os Anjos Bons de Nossa Natureza', de Steven Pinker, uma das maiores (1.037 páginas) e melhores obras já produzidas pelo homem, e sem sombra de dúvidas o maior tratado já escrito sobre a VIOLÊNCIA...
Os dinossauros são uma grande evidência para a Teoria da Evolução Biológica e para o fato das espécies não estarem fixas no tempo geológico, sofrendo transformações e extinções. A existência de seus fósseis nos permite estudar as mudanças ocorridas durante milhões de anos na fauna terrestre e termos uma melhor idéia de como a Evolução atua.
Mas o que pode ser uma surpresa para alguns é o fato de que Charles Darwin nunca tenha citado os dinossauros em nenhuma das suas edições de seu livro mais famoso, Sobre a Origem das Espécies, aparentemente negligenciando uma das provas mais concretas de sua Teoria.
Sabemos que em 1809, ano de nascimento de Charles Darwin, não havia sido descrita nenhuma espécie de dinossauro, sendo que esse cenário mudaria bastante durante o decorrer de sua vida. No ano de publicação do livro Origem das Espécies, 1859, já se conheciam 91 espécies, e em 1882, ano da morte de Darwin, já se tinham identificado 360 dinossauros.
Sendo a descrição desses dinossauros tão intimamente relacionada com a ciência evolutiva hoje, porque Darwin parecia ignorá-los?
Leia o texto completo aqui: http://evolutionacademy.bio.br/2013/04/28/darwin-e-os-dinossauros/
postado por Fabiano Menegidio
_________________________________________
Curta a página do Evolution Academy no facebook: http://www.facebook.com/evoacademy
Conheça também a página Evolução e Origem da Vida: https://www.facebook.com/origemevolucao — com Henrique Pereira, Fabiano Menegidio e Eric Ribeiro.
Por Douglas Rodrigues Os cientistas determinaram que o núcleo da Terra é de 6.000 C°; 1.000 C° mais quente do que se pensava anteriormente. Estes dados novos se encaixam no modelo que afirmam que deve haver uma diferença de temperatura de 1500 C° para gerar um campo magnético. A temperatura anterior não se encaixa nesses parâmetros. Scientists have determined that the core of the Earth is 6,000 degrees Celsius; 1,000 degrees hotter than previously thought. This new data fits the model that says there must be a temperature difference of 1,500 degrees Celsius to generate a magnetic field. The previous temperature did not fit those parameters. Mais Informações (Em Inglês): http://bit.ly/17o157s Créditos pela Imagem: Wiley-Blackwell.
A minha última mensagem de aniversário ao RIFÃO...
Parafraseando Vinicius, não fazemos amigos, reconhecemos amigos, e o Rifa reconheceu à cada um de nós...
Nunca me esquecerei do conceito cunhado por ele, da homoternura, 'o amor entre homens sem penetração'... E aquele jeito único de cruzar as pernas, sorrindo com todo o seu rosto fraterno e acolhedor, cigarro na mão, e pronto para desafiar algum conceito, e fustigar a experiência de estar vivo...
Tenho muito vívido em minha mente, quando precisei faltar a um Cela por estar em Cali/Colômbia, mas senti saudade do Rifão e liguei... Ele estava descendo para Santos logo após a reunião, de madrugada, somente para curtir o momento ao som de um CD do Supertramp - Live in Paris - que eu havia gravado pra ele... Como bem sei que ele apreciava um 'scotch', tratei de acompanhá-lo na descida e na subida, para garantir que ele chegasse em segurança... Não falemos da conta telefônica, em uma ligação internacional, originada em um hotel, e com a duração de duas - deliciosas - horas...
E não posso esquecer quando liguei pra ele, em uma noite incomum, à procura de uma amigo... Ele me acolheu em seu apartamento, e passamos a noite acordados, homoternos, e amanhecemos juntos na 'padoca' perto de seu apê... Inesquecível...
Sinto um aperto que transcende a tristeza, afinal ele viveu como quis... Mas sinto uma angustiante sensação de 'desperdício'... Afinal o Rifão era tão jovem em corpo e ideias... Lúcido. intenso, sensível, inesgotável... Não pude me despedir como gostaria, pois percebi que ele buscava certa introspecção... Sei, por meio de amigos comuns que ele não sentiu medo... Sei pela sua 'inseparável' companheira, que ele estava tranquilo... E então assim foi a vida deste homem notável: o nosso RIFA...
Antonio Rifa Filho (30 de janeiro de 1954 a 27 de Abril de 2013), muito mais do que um grande homem... 59 voltas ao redor do Sol, em alta velocidade, atravessando nossas 'vidas' e deixando marcas indeléveis... Humano, troppo umano...
Carlos Sherman
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Pesquisa FAPESP
Um novo roteiro para o povoamento da América
Estudo sugere que uma migração principal e duas secundárias deram origem às populações nativas do continente
MARIA GUIMARÃES | Edição Online 17:09 11 de julho de 2012
Rotas migratórias diversificaram ameríndios desde o ártico até a Terra do Fogo
O povoamento inicial das Américas acaba de ganhar um retrato mais detalhado graças a uma a amostragem sem precedentes, tanto em abrangência genética como no número de populações, em estudos sobre humanos. A amplitude latitudinal também é impressionante: desde o norte do Canadá e a Groenlândia até a ponta sul do Chile. Segundo artigo publicado hoje no site da Nature, os ameríndios descendem sobretudo de uma população que entrou no continente há 15 mil anos a partir da Beríngia, a ponte de terra gelada que ligava a Ásia ao norte da América, mas também de grupos menores que chegaram da Ásia depois. Em meio a uma equipe internacional de 64 pesquisadores, coordenada por Andrés Ruiz-Linares, do University College London, estão os geneticistas brasileiros Tábita Hünemeier, Maria Cátira Bortolini e Francisco Salzano, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Maria Luiza Petzl-Erler, da Universidade Federal do Paraná.
Antes do povoamento da América, outros estudos já tinham indicado que uma população de origem asiática se instalou na Beríngia entre 20 mil e 18 mil anos atrás, e ficou lá tempo suficiente para acumular diferenças genéticas que se tornaram exclusivas dos americanos (ver também Pesquisa FAPESP nº 182). Há cerca de 15 mil anos, esses seres humanos começaram a se espalhar rumo a leste e sul. Mas não foi, segundo sugere o estudo recém-publicado, a única origem das populações do continente. Um tempo depois, os pesquisadores ainda não estimaram quanto, dois outros grupos menores chegaram da Ásia e contribuíram para a formação dos esquimós na Groenlândia e dos Chipewyan, também conhecidos como Na-Dene pela língua que falam, no norte do Canadá.
Mas esses grupos não permaneceram isolados. Ao contrário, continuaram em constantes migrações e encontros. “O processo é muito mais dinâmico do que se costuma pensar”, ressalta a geneticista gaúcha. “Essas pessoas andaram 5 mil quilômetros pelo gelo para chegar ali, não iam ficar parados!” Os dados indicam que essa migração secundária é responsável por apenas 50% dos genes dos esquimós, com a outra metade originária da onda principal, os beringianos. Já os Chipewyan descendem em 90% dos beringianos, com uma contribuição genética modesta dos que vieram depois. “Muitos pesquisadores não consideravam os esquimós como parte dos nativos americanos, por serem tão diferentes do ponto de vista anatômico e linguístico”, comenta Tábita. De acordo com os novos resultados, essa interpretação é no mínimo incompleta.
Essas análises, que levaram quatro anos para serem concluídas, trazem consequências importantes para a compreensão do povoamento das Américas. Elas resgatam partes da hipótese que postulava várias ondas migratórias e estava praticamente desacreditada, e as integra ao cenário mais aceito hoje de uma única invasão populacional. “A genética deveria ser vista como uma ferramenta que permite resgatar muitos dados do passado”, defende Tábita. Neste caso, os achados se encaixam com o que dizem indícios menos abundantes, como os fósseis (raros no Brasil devido ao solo ácido) e as linguagens, que se perdem por não terem registro escrito.
A publicação de hoje é um feito genético e estatístico. “Há 6 anos, não existia a tecnologia para realizar o que fizemos agora”, conta Tábita, que trabalhou no laboratório de Ruiz-Linares durante metade de seu doutorado, orientado por Maria Cátira. Era inimaginável reunir num banco de dados um número tão grande de trechos do material genético provenientes de tantas populações: foram quase 365 mil fragmentos de DNA conhecidos como SNPs, de 52 populações nativas americanas e 17 grupos siberianos. A pesquisadora esteve em Londres justamente entre 2009 e 2010, quando pôde participar da análise do gigantesco banco de dados que deu origem ao trabalho da Nature e usar subconjuntos do trabalho para seu projeto principal, que envolvia a conexão entre os genes e a aparência das populações nativas sul-americanas. Além da capacidade inédita de analisar um conjunto tão grande de dados genéticos, o grande feito técnico do trabalho foi a análise estatística, que permitiu eliminar a influência da miscigenação com europeus e africanos nos últimos 500 anos, e recuperar a história original dos ameríndios.
Para Tábita, a publicação marca na verdade o início de um trabalho muito maior. De posse desse precioso conjunto de dados, todos os grupos de pesquisa envolvidos no estudo poderão atacar perguntas que até agora não se tinha recursos para responder. Para o grupo brasileiro, destaca-se a possibilidade de entender a povoação da Amazônia, que parece ter acontecido de forma peculiar em relação às outras populações ameríndias.
Era quase um consenso científico que a autoflagelação (ato em que alguém inflige dor ou sofrimento a si mesmo, intencionalmente) na adolescência seria um forte sinal de alerta para algum transtorno mental sério.
Porém, uma tese de doutorado defendida em Novembro do ano passado, por Jonas Bjärehed (Lund University), em que analisou a autoflagelação entre adolescentes suíços, desconstruiu um pouco essa concepção tão enraizada na psicologia.
Jonas Bjärehed
Ele conseguiu demonstrar que, ao contrário do que se pensava, infligir dor a si mesmo intencionalmente é um comportamento relativamente comum entre os jovens. Pouco mais de 40% da população estudada confessou que já havia se autoflagelado no passado.
Na sequência, ele comparou a frequência desses episódios de autoflagelação, com os resultados das escalas para avaliar transtornos mentais, e concluiu que apesar de haver uma relação entre “autoflagelação” e “transtornos mentais” (nas meninas, por exemplo, geralmente há relação com transtornos alimentares), ela não é necessariamente forte e, e apenas uma minoria apresenta essa relação com implicações sérias ou graves. No geral, esse comportamento se relaciona mais com um estilo de lidar com as emoções através da ruminação, o que explica sua relação forte com a “culpa” (“remoendo a culpa”), já identificada em estudos anteriores.
Isso significa que a autoflagelação não é um sinal de alerta? Não! É importante que os pais ou responsáveis, ao notar esse comportamento nos adolescentes, procurem ajuda de um profissional especializado. Entretanto, esses resultados servem para conscientizar os próprios profissionais, dissolvendo o estigma de que a autoflagelação seja necessariamente um sinal de alguma debilidade mental grave.
Referências:
BJÄREHED, J. Characteristics of Self-Injury in Young Adolescents: Findings from cross-sectional and longitudinal studies in swedish schools. Tese de Doutorado, Lund University, 2012.
MEDICAL EXPRESS. Self-harm not always a sign of serious mental health problems. Disponível em: http://medicalxpress.com/news/2012-11-self-harm-mental-health-problems.html#jCp
Compilação comemora aniversário do SDO, projeto que monitora a estrela. Período teve grande atividade, com muitas tempestades solares.
Do G1, em São Paulo
201 comentários
A Nasa divulgou nesta terça-feira (23) um vídeo que reúne três anos de imagens do Sol registradas por um equipamento desenvolvido especialmente para estudá-lo. O vídeo foi feito para comemorar o aniversário do projeto Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês), que analisa fenômenos como manchas e tempestades solares.
O SDO fica na órbita da Terra, acima da atmosfera, de forma que ela não interfere na observação e capta uma imagem do Sol a cada 12 segundos, em dez comprimentos de onda diferentes. A abrangência permite observar melhor os diversos tipos de raios do Sol, incluindo os ultravioletas. No vídeo, foram inseridas duas imagens para cada dia de funcionamento do aparelho.
O Sol está no pico de sua atividade, dentro de um ciclo que dura 11 anos. Isso significa que há mais erupções, que podem ser vistas claramente nas imagens. Na Terra, esses fenômenos geram tempestades geomagnéticas que causam auroras nas regiões polares e podem interferir com o funcionamento de rádios.
Imagem combina 25 fotos feitas pelo SDO em diferentes momentos (Foto: NASA/SDO/AIA/S. Wiessinger)
O Partido Socialite da Chapinha, também conhecido como Partido das Sub-celebridades, apresenta orgulhosamente seu novo integrante: Dóquitorrei (Doctor Ray) ou Dóquitor Óliúdi (Doctor Hollywood). Possui todos os requisitos básicos para compor a pândega: a crença em coisas invisíveis, chapinha no cabelo e o cérebro compacto, econômico, seminovo. Completam seu portfólio detalhes não menos importantes no seu look arrojado: camisas baby-look e regatas, bijouterias como estetoscópio e gargantilhas. E por aqui termina o vasto histórico da sua carreira política. Parabéns aos envolvidos por mais essa conquista.
A 'Paola Felix' disse: Mas burro, ele não é não.
Respondi:
Muito bom... Um metrossexual no PSC... Está atrás de grana...
Paola, a ambição desmedida, doentia e inescrupulosa, não pode ser propriamente entendida como um sinal de INTELIGÊNCIA... Mas aqueles que o seguem, estes sim, seguramente, não são nada inteligentes... Este cara é um imbecil, um babaca, um palhaço, o que considero mutuamente exclusivo com a inteligência...
Paola Felix: Mas ninguém é bom o suficiente pra fazer de tudo e muito bem...
Renato Ribas:
Paola Felix, claramente que não. Mas ele está "se metendo" em coisa que não é de sua capacidade política, assim como fez e ainda está fazendo, Marco Feliciano. Ele é um cirurgião plástico renomadíssimo e famoso, no mundo todo, não um político com envolvimento humanista.
Carlos Leger Sherman Palmer:
Trata-se de um oportunista, sem limites quando o assunto é 'aparecer'... Famoso no 'mundo todo', e 'renomadíssimo', pode ser meio forçado... Esse cara não é levado realmente à sério pela comunidade científica médica... Aliás a estirpe dos cirurgiões de silicone não são tão respeitados na Medicina efetiva... Este palhaço goza de notoriedade e não de respeito....
Paola Felix:
Bom carlos, discordo quando você desmerece a profissão de um cirurgião plástico, principalmente ele que, indiscutivelmente é muito bom nisso. No mais, o Brasil já virou um picadeiro com relação a política, onde nós somos os palhaços!
Carlos Leger Sherman Palmer:
Paola, desmereço a profissão meramente estética, vazia, ridícula... E o rapazinho em questão é o símbolo da doença da cirurgia estética... A reparação cirúrgica em muitos casos é essencial, e não vejo problemas... Mas sim, não tenho respeito por este cidadão e tudo o que ele representa... A degeneração completa do conceito de SER HUMANO... Reduzindo uma pessoa à silicone, bijuterias e superficialidade EXTREMA... Dr. Rey pra mim, é um circo montado em torno de uma mesa cirúrgica... Podemos discordar sem problemas, só estou acentuando os meus argumentos... Tudo o que considero valor humano, está ausente neste palhaço, e a classe da cirurgia estética está cheia de fanfarrões como este... Tenho ótimas estórias para contar, verídicas... Toda generalização é perigosa, mas neste caso a generalização é apropriada... Evidentemente nomes como Ivo Pitangy estão inteiramente fora deste circo, apesar de amplo envolvimento na cirurgia meramente estética... Não respeito este palhaço, e a maior demonstração de seu perfil DESONESTO E FANFARRÔNICO é a notícia publicada... Este babaca estará lado a lado com INFELICIANUS na tarefa de destruir vidas, escravizar pessoas pela mentira, cobrando em módicas parcelas mensais, o prêmio que será entregue após a sua MORTE....
Carlos Leger Sherman Palmer:
Esse cara é vazio, hipócrita, ambicioso, doentio, e desonesto... Se for médico, astronauta, lixeiro, pouco me importa... Existem médicos que creem em deuses... Existem médicos que creem na homeopatia... Este cara é um açougueiro de luxo, e apresentador de auditórios... Agora apologeta cristão... Nada mais...
Mas se o coitado já acredita em amiguinhos imaginários invisíveis e super-poderosos, acreditar que este amiguinho tenha um cheiro não é lá essas coisas... Trata-se de uma extensão do devaneio... Acreditar em 'Jesus' é o problema, não perceber que a tal bispa é uma criminosa é outro, e o 'perfume' vem no kit 'ilusão'... E obviamente trata-se de mais uma exibição pública do descaramento estelionatário de TODAS as religiões... Com menos igrejas e mais escolas, mais milagres aconteceriam...
A Estrela que Deus ilumina ninguém tem poder de apagar...
Objetei:
As fogueiras já cessaram de queimar a consciência... Mas leia a bíblia, aquela que descreve o seu deus... Espero que o que está escrito ali não se cumpra, porque não existe 'iluminação' e sim um mar de mortos... Literalmente a humanidade foi destruída uma vez - afogada -, e será assassinada novamente, com indizível crueldade... São 2,5 milhões de mortos descritos na bíblia, 42 crianças mortas por deus, apenas por caçoar de um careca em '2 Reis [2:23-24]', leprosos chamados por deus de imundos 'Levítico [13:1-3]', e deus solicitando que matemos nossos irmãos e amigos para provar submissão a ele, com 3.000 mortos em 'Êxodo [32:27-28]'... As mortes são procedidas por motivos torpes, preconceitos, caprichos divinais, e intolerância religiosa... O único alento em tudo é que sabemos trata-se de uma fábula, que não ocorreu de fato... Mas leia a bíblia, é esclarecedor, e na melhor das hipótese LIBERTADOR...
Por um lado nos dizem pra ter cuiddo com achismos e falar com certeza, propriedade. Por outro lado falam em não se calcificar nenhuma idéia, ser flexível, que não existe 'a verdade'... Fica complicado se comunicar assim...
Elucidei:
Não existe nada de errado em "ter cuidado com achismos", para ARGUMENTAR COM PROPRIEDADE - pelo estudo abnegado... Depois, isso não implica em "calcificar" ideias, e 'sim' ESTAR EM CONDIÇÕES DE DEBATE... E 'sim', devemos escolher os melhores argumentos, sempre, aprendendo ou ensinando... E este papo de relativizar o 'irrelativizável', e de que 'não existem verdades', é uma forma derrubar todo o exposto e viver de achologias, nivelando a vida por baixo, ocupando palanques sem a menor noção daquilo sobre o qual se está versando...
Cunhei o termo 'endereçar a verdade', afinal ainda que estejamos no rumo certo, sempre será possível sofisticar ou apurar a verdade em um processo dinâmico... E 'sim', existe proposições falseáveis, falsas, e existem proposições válidas e verdadeiras para um universo de aplicação...
"E disse-lhes: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.
E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens."
Êxodo [32:27-28]
Como seria esta sintonia???
Como seria a sintonia de amor com este deus que mata 42 crianças por caçoar de um de seus protegidos, um careca:
"Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!
E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos."
2 Reis 2:23-24
Já que publicou esta mensagem proselitista, na linha do tempo, temos o direito de tentar entender onde está o amor, e a sintonia...
A 'sintonia' fica difícil para aqueles que tiveram o infortúnio de contrair lepra, porque ao contrário do que o seu deus pensa, não se trata de maldição e sim de uma bacilo:
"Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes. E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo."
Levítico [13:1-3]
Triste destino dos ACÉFALOS EM CRISTO... Leiam a bíblia, estudem, completem o ensino fundamental... Não sejam como escravos, submissos, que caminham para o precipício de olhos abertos...
Papa critica "bandidos que usam a religião como um negócio"
Francisco advertiu que para entrar no Reino de Deus "a única porta é Jesus"
REUTERS/Max Rossi
Papa Francisco: "são ladrões e bandidos, já que roubam a glória a Jesus, buscam sua própria glória", disse
Cidade do Vaticano - O papa Francisco denunciou que atualmente existem na comunidade cristã muitas pessoas que não têm fé, "ladrões e bandidos que usam a religião como um negócio", e advertiu que para entrar no Reino de Deus "a única porta é Jesus".
O pontífice fez estas declarações na missa que celebrou nesta segunda-feira na capela da Casa Santa Marta, onde está morando. Em sua homilia, afirmou que "a única porta para entrar no Reino de Deus, para entrar na Igreja" é Jesus, e que quem não entra por essa porta "é um ladrão ou um bandido, é alguém que quer tirar proveito em benefício próprio".
"Também na comunidade cristã há arrivistas. Fingem que fazem parte mas são ladrões e bandidos, já que roubam a glória a Jesus, buscam sua própria glória. Para eles, como os fariseus, a religião é um negócio", afirmou.
Francisco disse que essa não é a porta autêntica para entrar no Reino do Céu e que os verdadeiros cristãos devem ser "humildes, pobres, justos, mansos, ou seja, seguir as bem-aventuranças".
"Há muitos caminhos, talvez mais vantajosos, para chegar, mas são enganosos, não são verdadeiros, são falsos. O único caminho é Jesus", afirmou o papa.
"Mas alguns dirão, Pai, o senhor é fundamentalista! Não, simplesmente Jesus disse isso: "eu sou a porta, eu sou o caminho que dá a vida". Só isso", afirmou Francisco.
O papa criticou que muitas vezes os homens têm a tentação de ser "donos deles mesmos e não ser humildes filhos e servos do Senhor", e que também tentam entrar no Céu "por outras portas ou outras janelas".
"Não busquem outras portas que parecem mais fáceis, confortáveis. Chamem sempre a de Jesus. Ele jamais desilude, jamais engana. Jesus não é um ladrão, não é um bandido. Deu sua vida por nós e cada um de nós devemos pedir por favor que nos abra, que nos deixe entrar", manifestou.
Desde que foi eleito papa, o argentino Jorge Mario Bergoglio celebra todos os dias uma missa na capela da Casa Santa Marta, que é acompanhada, entre outros, por cardeais, bispos, membros da Cúria Romana, funcionários do Governatorato (ente que governa o Estado da Cidade do Vaticano) e convidados.
Entre os mortos estão o menino artin Richard, de 8 anos, a gerente de restaurante Krystle Campbell, de 29 anos, e a estudante chinesa Lingzi Lu.
'Um pouco mais do mesmo' - foi isso o que disse ao amigo Marlon Mendes, a quem dedico esta resenha... O FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO EM 04 ATOS...
01 DOIS FANÁTICOS MUÇULMANOS COLOCAM BOMBAS EM UMA MARATONA 'CIVIL', AO INVÉS DE FOCAR O SEU ÓDIO DOENTIO - INJUSTIFICADO - EM QUESTÕES RELIGIOSAS OU MILITARES, ELES ESCOLHERAM MATAR PESSOAS INOCENTES QUE PARTICIPAVAM DE UMA CORRIDA...
02 OS 'SUSPEITOS', NA FUGA, PROMOVEM EXPLOSÕES DE ARTEFATOS CASEIROS, REAGEM COM ARMAMENTO PESADO, E MATAM UM POLICIAL, EM UM CENÁRIO DE GUERRA... E ISSO PORQUE SÃO APENAS 'SUSPEITOS'...
03 A MÃE DOS AGRESSORES, QUE JÁ FOI PRESA POR FURTO EM UM PAÍS QUE ABRIGOU A FAMÍLIA REFUGIADA DA CHECHÊNIA, ALEGA QUE OS SEUS FILHOS SÃO '100% INOCENTES'...
04 O PAI ALEGA QUE TUDO NÃO PASSA DE UMA 'ARMADILHA' CONTRA OS SEUS FILHOS INOCENTES, E DECLARA QUE UM DELES É UM 'ANJO', SENDO O MAIS VELHO UM FERVOROSO MUÇULMANO, MAS SEGUNDO ELE INCAPAZ DE QUALQUER ATO DESTA NATUREZA...
O termo 'fundamentalismo' foi usado pela primeira vez pelos protestante americanos no início do século XX, quando se auto-denominaram "fundamentalistas", ou aqueles que vivem dentro do fundamento de da doutrina cristã... Todo fundamentalismo obedece à um padrão, conforme bem observaram Martin E. Marty e R. Scott Appleby na magistral obra 'Projeto Fundamentalista'... O fundamentalismo nasce como uma resposta 'moderna' - paradoxalmente -, contra a inescapável adesão ao secularismo, em função dos indiscutíveis progressos científicos, em detrimento da adesão cega aos diversos fundamento religiosos... O fundamentalismo surge do desespero e do medo, da ansiedade e desejos comuns àqueles que estão incapacitados a confrontar mudanças, e o processo natural e evolutivo de cada cultura...
Os nossos antepassados confundiam a historiografia com a com a mitologia, e seus livros sagrados de certa forma cumpriam a função estabelecer um Leviatã - ou big brother -, capaz de submeter à todos, pelo medo, e na falta de outros instrumentos coercivos... O estado passou a organizar-se mais e mais, e o Leviatã foi sendo substituído por forças tangíveis, institucionalizadas, e os livros sagrados foram sendo substituídos por códigos de leis, com critérios revisados em modernizados... Um parte da humanidade não consegue conviver tão facilmente com tais mudanças, e sentem-se vulneráveis ao campo aberto da competição e da meritocracia, procurando subsistir em seus feudos monásticos, utilizando a 'nova arma' do terrorismo fundamentalista...
O mais engraçado em tudo, é que o secularismo e o progresso científico vieram para ficar e não existe volta atrás, sendo que o 'fundamentalismo' precisa conviver com o progresso científico e o faz de maneira distorcida e flagrantemente incoerente... Em viagem ao Irã, e em debates com fundamentalistas, e na certeza de que a minha vida - pelo menos em princípio - não corria perigo, fiz as seguintes indagações:
- Você refutam o progresso, refutam o capitalismo, refutam a América e seus conceitos, mas a existência de bem de consumo e serviços como computadores, celulares e carros, derivam diretamente de tal realidade, da realidade americana... Como convivem com isso, usando as roupas de sues antepassados, repetindo o que eles disseram, mas colocando o kebab no microondas, e utilizando a TV para os seus cultos religiosos - e os satélites americanos??? Usando o celular para marcar uma audiência com o Mullah, para discutir um texto do Corão, escrito a mais de 1.000 anos - por pessoas iletradas que passavam fome no deserto, e que você traz em seu i-Pad??? E o trajeto será percorrido em seu carro Chevrolet, ou através de um voo à Teerã em um Boeing??? Mas ainda assim existe o pastoreio de cabras, na forma primitiva, com roupas primitivas, enquanto o 'pastor' avisa à patroa por SMS que se prepare para o Ramezan...
É interessando notar como os amish e os quackers estagnaram no tempo, social e culturalmente, crivando o fim de sua 'evolução' para o anos de 1621... quando o primeiro thanksgiving - ou agradecimento pela colheita - foi protagonizado... Desta forma, os amish progrediram até este ano, os avanços tecnológicos como roupas, carroças, utensílios mecânicos, cessam dogmaticamente em 1621, ou seja, eles vieram progredindo, suas roupas foram 'tecnologicamente' incrementada desde - por exemplo - os tempos bíblicos, e seus estado evolutivo, em termos culturais pode ser considerado avançado em relação aos séculos pregressos, mas decidiram 'parar', estagnar, em termos de progresso tecnológico, social e cultural no século XVII... Por quê??? A resistência à mudança é enorme nesta sociedade doentia, que protagoniza uma sofrível condição para as mulheres... Além do incesto - pelo estupro continuado e impune -, os 'gentis' amishes são polígamos e não querem ver mudanças no horizonte de submissão aos quais os mais fracos estão submetidos pelos mais fortes... Esta é a essência do tribalismo dogmático, que resiste em muitas partes do mundo...
Carlos Sherman
| E vamos aos fatos... |
SEXTA, 19/04/2013
Atentado na Maratona de Boston deixou três mortos e 176 feridos
Durante à caçada aos terroristas, um policial foi morto dentro do campus do MIT.
A explosão de duas bombas durante a tradicional Maratona de Boston na segunda-feira (15/04) matou três pessoas e deixou 176 feridos. Entre os mortos estão o menino artin Richard, de 8 anos, a gerente de restaurante Krystle Campbell, de 29 anos, e a estudante chinesa Lingzi Lu.
A primeira explosão aconteceu perto da linha de chegada. Segundos depois, a cerca de cem metros, outra bomba foi detonada. Os artefatos eram panelas de pressão recheadas de pólvora e estilhaços de metais cortantes.
Na quinta-feira, o FBI divulgou fotos e vídeos de dois suspeitos de cometer o atentado da Maratona de Boston. As imagens mostram dois homens carregando mochilas escuras. Um deles foi visto deixando uma mala no local da explosão. Eles foram identificados como os irmãos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev. Tamerlan, de 26 anos, foi morto pela polícia nesta sexta-feira. Dzhokhar, de 19, foi preso depois de um longo cerco na cidade de Watertown. Eles são tchetchenos e viviam legalmente nos Estados Unidos.
Durante a busca pelos responsáveis pelas bombas, a cidade de Boston foi colocada em alerta máximo. As escolas e o comércio estão fechados e o transporte público foi suspenso. Os moradores foram impedidos de sair de casa. As autoridades acreditam que os irmãos Tsarnaev mataram a tiros o policial Sean Collier no campus do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT.
Vítimas são atendidas logo depois das explosões em Boston (Crédito: Reprodução twitter)
Suspeito de atentados em Boston começa a responder às perguntas
O suspeito das explosões em Boston, Dzhokhar Tsarnaev, hospitalizado em estado grave, recuperou a consciência e começou a responder por escrito às perguntas dos investigadores na noite de domingo, informaram as autoridades, em meio às dúvidas que giram em torno da situação jurídica do jovem de origem chechena.
O FBI, por sua vez, se encontra sob o foco das críticas pela falta de vigilância sobre a radicalização do irmão mais velho de Dzhokhar, Tamerlan, que, segundo uma fonte das forças de ordem da república do Daguestão, chegou a chamar repetidas vezes a atenção dos serviços de segurança locais.
O jovem de 19 anos, hospitalizado após uma perseguição que durou 24 horas, é suspeito de ser o autor com seu irmão mais velho, morto em um tiroteio com a polícia, dos dois atentados durante a Maratona de Boston em 15 de abril.
Mas, poucas horas depois de sua prisão, ele não estava em condições de ser interrogado pelos policiais antiterrorismo treinados para interrogar detidos perigosos, indicou à AFP um funcionário da força de ordem.
No entanto, segundo a imprensa americana, ele recuperou a consciência domingo à noite.
O canal NBC News, que citou fontes da investigação federal, informou que, apesar de uma lesão na garganta que o impede de falar, o jovem de 19 anos estava começando a responder as perguntas dos investigadores.
A ABC News afirmou que Tsarnaev estava respondendo "esporadicamente por escrito" e que os investigadores questionam sobre outros membros potenciais de células terroristas ou outros planos de explosões.
O chefe da polícia de Boston, Ed Davis, declarou no domingo à CBS que os irmãos Tsarnaev estavam equipados para cometer outro ataque com "dispositivos explosivos artesanais", incluindo "granadas caseiras que foram lançadas contra a polícia".
De acordo com a CNN, o jovem americano de origem chechena está "entubado e sedado". Já a CBS, citando investigadores, informou que ele foi atingido em dois lugares e havia perdido muito sangue.
Referindo-se a uma lesão no pescoço, os investigadores têm especulado que ele pode ter tentado cometer suicídio, atirando em sua própria boca, segundo o canal.
Dzhokhar Tsarnev é tratado no mesmo hospital que as vítimas do duplo atentado durante a maratona, que deixou três pessoas mortas e cerca de 180 feridos. Continuam hospitalizadas 57 vítimas, incluindo duas em estado grave, segundo a CNN.
Para obter o máximo de informações, em especial para saber se os irmãos Tsarnaev agiram sozinhos ou receberam apoio, os investigadores vão retirar a "exceção da segurança pública" para interrogar Dzhokhar Tsarnaev.
Desta forma, por alguns dias, ele não beneficiará dos chamados direitos de Miranda, que preveem o direito de permanecer em silêncio e de ser assistido por um advogado durante o interrogatório.
Vários senadores republicanos não hesitaram em afirmar que Dzhokhar Tsarnaev, apesar de sua cidadania americana, deve ser designado como um "combatente inimigo".
Este estatuto, comum aos presos de Guantánamo, prevê que uma pessoa pode ser detida indefinidamente sem julgamento ou ser julgado por um tribunal militar.
Enquanto isso, os investigadores se concentram na viagem de seu irmão Tamerlan, de 26 anos, ao Daguestão e à Chechênia, no Cáucaso russo.
Nesta segunda-feira, o pai de dois jovens, Anzor, que vive no Daguestão, defendeu a inocência dos filhos, dizendo em uma entrevista a um jornal russo que Tamerlan só queria voltar a viver com sua família.
"É verdade que Tamerlan tornou-se muito religioso após o casamento e ia à mesquita toda sexta-feira. (...) Mas era um bom muçulmano e não poderia fazer o que ele é acusado de ter feito", declarou Anzor Tsarnaev. No ano passado, "ele viajou apenas para visitar familiares", acrescentou.
As autoridades russas pediram ao FBI em 2012 para investigar Tamerlan, com base "em informações de que ele era um defensor do Islã radical e um fiel fervoroso, e que ele mudou drasticamente em 2010", reconheceu o serviço secreto americano, que por não encontrar pistas incriminadoras relaxou sua vigilância.
Uma fonte das forças de ordem do Daguestão afirmou que Tamerlan Tsarnaev chamou repetidas vezes a atenção dos serviços de segurança dessa república.
"Tamerlan Tsarnaiev permaneceu aqui por cinco meses e 13 dias em 2012", declarou esta fonte dos órgãos de segurança, ligada ao serviço de luta contra o terrorismo.
Durante este período, "esteve pelo menos quatro vezes na mira de nosso serviço", indicou a fonte, que pediu anonimato.
"Nós vigiávamos um outro jovem, que era suspeito de ter ligações com uma comunidade islâmica clandestina, e que foi visto na companhia de Tamerlan. Mas, então, o jovem saiu do campo de visão das forças de segurança e também não vimos mais Tamerlan", precisou.
"Nada foi encontrado que pudesse justificar uma prisão ou acusação", acrescentou a fonte.
O FBI tem sido alvo de críticas por não ter continuado a acompanhar o jovem quando este retornou a Boston em julho de 2012.
"Há muitas perguntas que merecem respostas", declarou o senador Charles Schumer. "Por que ele não foi interrogado em seu retorno? E o que aconteceu na Chechênia para que se tornasse radical?"
Para Lindsay Graham, "o FBI deixou passar" elementos que poderiam alertar sobre sua radicalização. "Ele visitava sites que falam sobre matar americanos (...) claramente emitia ideias radicais, ele visitou regiões de radicalismo" islâmico, listou.
As autoridades russas indicaram no domingo que não encontraram nenhuma ligação entre os irmãos Tsarnaev e a rebelião no Cáucaso.
O comando da rebelião no Daguestão disse, por sua vez, em em um comunicado que os rebeldes caucasianos "não realizam operações militares contra os Estados Unidos da América."
A mãe dos dois irmãos chechenos suspeitos de provocar a explosão de duas bombas na maratona de Boston, nos EUA, foi presa no ano passado por supostamente roubar US$ 1,6 mil (cerca de R$ 3,2 mil) em roupas de uma loja de departamento de luxo, de acordo com informações do jornal Daily Mail publicadas na sexta-feira.
Zubeidat Tsarnaeva , 45 anos, foi acusada de dois crimes depois de supostamente ter pegado sem pagar as mercadorias na loja Lord & Taylor, em Natick, no Estado de Massachusetts, em junho de 2012.
A mãe afirmou ainda que seus filhos não foram responsáveis pela explosão e que eles são “100% inocentes”. "Este é um jogo, meu filho nunca iria provocar um ataque terrorista", disse ela. Segundo Zubeidat, a polícia americana “sabia de tudo o que o meu filho estava fazendo, me disse que ele era o líder e que eles tinham medo dele ".
Tamerlan Tsarnaev, 26 anos, e Dzhokhar Tsarnaev, 19 anos, são suspeitos de terem explodido duas bombas ao final da maratona de Boston na última semana. O atentado terrorista deixou três mortos e mais de 170 feridos. Tamerlan Tsarnaev foi morto na sexta-feira em confronto com a polícia americana e Dzhokhar Tsarnaev foi encontrado escondido em um barco guardado em um quintal no distrito de Watertown, perto de Boston. Ele teria sido baleado várias vezes e, depois de ser capturado, foi levado para um hospital local. Os médicos consideram seu estado grave, porém estável.
•• atualizado às 12h04
Boston: pai de suspeitos diz que eles caíram numa armadilha
Anzor Tsarnaev disse ainda ainda que o filho foragido é "um verdadeiro anjo"
O pai dos irmãos Tsarnaev, suspeitos de serem os autores dos ataques de Boston, defendeu a inocência de seus filhos, dizendo que eles caíram em uma "armadilha".
"Em minha opinião, os serviços especiais armaram uma armadilha para os meus filhos porque são muçulmanos fervorosos", declarou Anzor Tsarnaev à agência Interfax, se expressando da capital do Daguestão, Makhatchkala.
"Por que mataram Tamerlan? Eles deveriam tê-lo prendido vivo", acrescentou, fazendo referência a seu filho de 26 anos morto pela polícia nesta madrugada.
"O mais novo esta se escondendo. Estávamos esperando os dois para as férias", declarou, explicando que Djokhar estudava Medicina nos Estados Unidos. "Agora, não sei o que vai acontecer", concluiu.
Em outra entrevista, concedida por telefone à AP, o pai dos suspeitos afirmou que Dzhokhar A. Tsarnaev, 19 anos e que está foragido, é um jovem inteligente e talentoso. "Meu filho é um verdadeiro anjo", afirmou Anzor Tsarnaev. O russo disse ainda que o foragido é estudante do segundo ano de Medicina nos EUA e que é muito inteligente.
Caçada A polícia americana emprega uma grande caçada a um dos suspeitos de envolvimento nas explosões que deixaram 3 mortos e cerca de 180 feridos durante a Maratona de Boston, na última segunda-feira. A busca pelo foragido está em andamento na região metropolitana de Boston.
O governador do Estado de Massachusetts, Deval Patrick, concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira em que confimou que a polícia pediu aos moradores de Boston e das cidades próximas Watertown, Cambridge, Waltham, Newton e Belmont que não saiam de casa e abram a porta apenas para a polícia. O transporte público na região foi interrompida, assim como o trânsito de veículos.