Carta enviada a Michel Onfray (versão em português), congratulando-me com seu novo trabalho sobre Freud (O Crepúsculo de um Ídolo)... Esta carta chegou ao seu destino e fiquei muito orgulhoso pela acolhida e a pronta resposta de Onfray... Espero que continuemos o bate-papo...
São Paulo, 10 de Abril de 2011.
Prezado Senhor Onfray,
Será uma honra se está mensagem chegar ao seu destino. Sinto-me em boa companhia com a sua integridade intelectual, e sou um leitor de seus livros. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo magistral trabalho sobre a farsa de Freud, em toda sua dimensão. Humildemente, gostaria de dizer, que venho defendendo, solitariamente, a mesma idéia, ao longo de quase 20 anos; e este livro é como l'arrivée de la cavalerie ("a chegada da cavalaria"), e muito obrigado por isso.
Humildemente, gostaria de dizer que tenho escrito sobre o tema, e o fenômeno realmente remonta a uma espécie de religiosidade, seita, um misto de charlatanismo e nossa tendência a buscar ídolos. Ainda não li vosso livro, mas acompanhei algumas entrevistas e comentários, e espero ansiosamente para conferir cada uma das 500 páginas desta obra, que presumo ser "prima". Um baluarte da coragem, da liberdade, e da clareza.
Derrubar mais este ídolo, mais esta absurda ilusão, está custando e custará a sua paz. Nenhuma luta por romper os paradigmas da história foi fácil. E esta também não será. Tenha-me ao seu lado, respeitados os limites do meu alcance acadêmico. E sem dúvidas, valorosos "guerreiros da liberdade total" virão se juntar.
Por fim, sinto-em impulsionado a prestar algum tipo de serviço à humanidade, na luta pela integridade intelectual; e que convirja para a integridade humana, e a atitude genuinamente ética. Uma luta que transcende os limites do meu cotidiano. Estudei Engenharia Eletrônica, e sou formado em Matemática, sou empresário, mas trabalho a 20 anos em um "projeto" denominado Ethos. Parafraseando Dennett, "encontrei alguma coisa que seja maior do que a minha vida"; e dedico parte importante de meu tempo, um misto de paixão e dedicação profissional, escrevendo sobre a "relação entre a atitude ética e a atitude científica diante da vida". Disto trata o meu "Ethos". Tenho escrito ensaios, cuja pesquisa contribuiu muito na minha formação "não oficial" em diversas áreas. Espero no futuro poder contar com vosso aconselhamento, e busco servir à liberdade humana através do conhecimento.
"O conhecimento e a educação não garantem a utopia de um mundo ´perfeitamente justo´... O conhecimento e a educação são o melhor caminho para um mundo mais justo... E isso basta... Por enquanto... " -- Carlos Sherman
Perdoe o meu francês. Muito cordialmente.
Carlos Leger Sherman Palmer
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.